Demonstrativo de Fluxo de Caixa
- Adaptado de www.treasy.com.br
- 29 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Recentemente falamos sobre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).
Em outra recente falamos sobre as diferenças entre regime de caixa e regime de competência, onde você deve ter notado que utilizamos discutimos a REAL utilidade do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).
Estes são dois, dos três relatórios essenciais para a gestão econômica (DRE) e financeira (DFC) de qualquer empresa, independente do setor ou porte. Mas o que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa? Também conhecido pelo termo Demonstração do Fluxo de Caixa ou ainda pelo seu acrônimo DFC, é uma peça contábil (relatório fundamental para análise da empresa) que evidencia a posição financeira da empresa em um determinado período de tempo.
A DFC permite saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata. Com o DFC é possível ainda averiguar qual o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras.

Entre diversas outras informações, a Demonstração de Fluxo de Caixa aponta onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, possibilitando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitando desvios e erros.
A Demonstração do Fluxo de Caixa é de extrema importância para o gestor analisar e avaliar a capacidade financeira da empresa, elaborando assim um planejamento financeiro adequado à realidade do momento, para que possa evitar que a empresa fique sem dinheiro disponível em caixa para honrar seus compromissos ou então decidir quais as aplicações mais vantajosas para investir os recursos financeiros disponíveis, seja investindo em ampliações da própria empresa ou colocando o dinheiro em aplicações financeiras externas, como fundos de investimentos.
Comments