DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
- Adaptado de www.treasy.com.br
- 27 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese financeira das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Embora seja elaborado anualmente devido às obrigações legais de divulgação, em geral o demonstrativo é gerado também mensalmente para fins administrativos e gerenciais, sendo uma das mais poderosas ferramentas de análise para os gestores de uma empresa.
Estrutura de um DRE
O DRE pode ser gerado com dados contábeis ou gerenciais, mas sempre obedecendo ao princípio do Regime de Competência. Com base neste princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na data em que ocorreram, independente da data de recebimento ou pagamento. Resumidamente, o DRE de uma empresa é estruturado da seguinte maneira:

O DRE é formado de maneira lógica e sequencial, tornando de fácil leitura até mesmo para os gestores sem formação financeira.
Este é um exemplo de como o relatório pode ser estruturado pela empresa, porém como já dissemos antes, este é um relatório gerencial, ou seja, as empresas podem adicionar ou mesmo excluir linhas, de acordo com suas necessidades.
Objetivos do DRE
Seu principal objetivo é detalhar cada passo que compõe o resultado líquido da empresa em um exercício através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas, gerando informações significativas para tomada de decisão. O DRE auxilia tanto na avaliação desempenho geral da empresa, quanto na análise de eficiência dos gestores em obter resultado positivo em suas áreas. O mais importante é que o DRE é elaborado de uma maneira sequencial e lógica (receitas, menos as deduções, custos e despesas), o que permite até mesmo gestores não financeiros interpretarem facilmente as informações e entenderem como está sendo composto o lucro líquido da empresa e claro, o que fazer para melhorá-lo.
Importância do DRE na gestão empresarial
Juntamente ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Balanço Patrimonial, o DRE é um dos três relatórios indispensáveis para gestão e um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando o tamanho ou área de atuação.
Com ele a empresa pode avaliar sua capacidade de geração de riqueza (lucro) e quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando o DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência, e é flexível aos interesses dos usuários de maneira geral.
E por ser um relatório bastante detalhado e ao mesmo tempo intuitivo, o DRE fornece aos administradores e gestores importantes elementos, fundamentais para tomada de decisão. Sem estas informações, a avaliação da verdadeira situação da empresa fica muito mais difícil, comprometendo inclusive a tomada de decisões estratégicas.
Comments